Algumas pessoas têm facilidade para serem notadas pelo garçom num bar.
Outras, porém, parecem ficar invisíveis quando estão no meio de uma multidão, segurando dinheiro, tentando em vão pegar uma bebida.
Se você está neste segundo time, temos uma boa notícia: cientistas alemães descobriram a técnica mais eficaz para ser atendido rapidamente.
Com a intenção de criar um robô garçom que possa servir os clientes, sem ser atrapalhado pelo ambiente barulhento, pesquisadores da Bielefeld University foram a campo e filmaram consumidores em um bar, analisando quais técnicas de linguagem corporal foram efetivas — e quais não.
O artigo foi publicado no jornal Frontiers in Psychology.
COMO SE PORTAR, ENTÃO?
A principal estratégia, segundo eles, é ir diretamente ao bar, ficar de frente ao balcão e mirar o garçom nos olhos – mesmo que ele não esteja olhando para você.
Mostrar a carteira ou dinheiro também ajuda.
Agora, aproximar-se pelo lado do balcão, espremer-se entre as pessoas, chamá-lo ou ficar olhando o cardápio é basicamente o mesmo que pedir para não ser atendido, especialmente em um bar cheio.
Porém, mais interessante do que simplesmente nos ajudar a ser rapidamente atendidos, este estudo pretende ajudar a desenvolver James, o robô que em breve estará servindo clientes na União Europeia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário