Ufac apresenta maior fóssil de jabuti do mundo - Jabuti Rei

Breaking

Home Top Ad

Post Top Ad

sábado, 15 de novembro de 2014

Ufac apresenta maior fóssil de jabuti do mundo

Fóssil de jabuti que viveu no país há milhões de anos é remontado no AC



Cientistas da Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentaram nesta terça-feira (16/04) o fóssil reconstituído de um jabuti-gigante que viveu na Amazônia há 8 milhões de anos e que pode ter parentesco com espécies de répteis que povoaram as Ilhas Galápagos, no Equador.
De acordo com o coordenador do Laboratório de Paleontologia da Ufac, professor Jonas Filho, o fóssil foi encontrado em 1995 no município acreano de Assis Brasil, na fronteira com o Peru. Como estava muito fragmentado, ficou armazenado no laboratório e só começou a ser reconstruído em 2011.
"O trabalho de reconstituição levou dois anos para ser concluído e agora ele estará na exposição permanente no laboratório de pesquisas paleontológicas da universidade", explica Jonas.

Com mais de um metro e meio de comprimento, os pesquisadores afirmam que o jabuti amazônico era maior que os jabutis-gigantes que viviam nas Ilhas Galápagos e foram encontrados pelo naturalista inglês, Charles Darwin, autor do livro "A Origem das Espécies".
Para o pesquisador da Ufac, é provável que espécie encontrada em terras brasileiras seja ancestral dos jabutis encontrados no Equador. "Provavelmente eram parentes dos répteis das Ilhas Galápagos, tendo surgido primeiro aqui e depois se deslocado para aquela região", explica.

Segundo Jonas Filho, ainda são poucas as informações sobre o animal, tanto que no nome científico consta apenas o gênero Chelonoidis. O paleontólogo conta que os pesquisadores sabem até o momento é que ele viveu na região amazônica e no Peru há mais de 8 milhões de anos, no Período Mioceno. O réptil era onívoro e se alimentava de frutas, carcaças de outros animais, além de pequenos répteis e anfíbios.


Fonte: G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ads

Páginas