Nos últimos dias o apresentador e empresário Luciano Huck sofreu fortes críticas por ter colocado à venda em seu site de comércio eletrônico de camisetas, o UseHuck – uma linha desenvolvida em parceria com a marca Reserva – uma peça infantil. A camiseta para criança trazia a frase estampada: "Vem ni mim que eu tô facin".
Diante das criticas dos consumidores, principalmente nas redes sociais, a loja virtual interrompeu as vendas da polêmica camiseta. Em comunicado oficial, a marca pediu desculpas e justificou o ocorrido como uma falha operacional: “É comum em e-commerce que as artes das estampas sejam aplicadas posteriormente sobre fotos dos modelos com camiseta branca (...) Por erro nosso, todas as artes de carnaval (inclusive e infelizmente, esta arte) foram aplicadas sobre a coleção infantil e disponibilizadas no site sem a devida revisão”.
Contudo, a UseHuck não explicou por que as imagens dos modelos infantis estampadas com as mensagens polêmicas também foram compartilhadas na página oficial da marca no Facebook, causando novos questionamentos à equipe responsável.
Antes dos problemas com a coleção de carnaval, a UseHuck já havia sido acusada de oportunismo por internautas depois de lançar a camiseta “Somos Todos Macacos”, slogan da campanha iniciada pelo jogador Neymar logo após o ato de racismo sofrido pelo companheiro de Barcelona, Daniel Alves, durante uma partida pelo Campeonato Espanhol.
De acordo com Rodrigo Carvalho, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação da ESPM Rio, o problema enfrentado por Huck é exemplo de que toda ideia, seja relacionada a um produto ou serviço, deve ser avaliada com cautela. “O erro mais comum dos empreendedores é lançarem produtos inovadores sem a devida segmentação e ajuste
Outra lição é que não existe uma fórmula mágica, os erros fazem parte de todo o processo de negócios, seja nas grandes empresas ou startups de pequeno porte. “Ninguém toma decisões para prejudicar a si mesmo ou a organização a que serve. A melhor forma de prevenir tropeços é conhecer os possíveis cenários decorrentes de nossos atos e omissões no dia a dia corporativo”, diz Artur Lopes, consultor da Artur Lopes Associados.
O especialista ressalta que a diferença entre o sucesso e o fracasso está na forma como o empreendedor irá lidar com a crise. “Enfrente de peito aberto as dificuldades. Tenha atitude e coragem para aceitar opiniões e mudar. É preciso deixar claro a sua sinceridade de propósitos, pois certamente todos podemos incorrer em equívocos”.
Neste sentido, uma das qualidades que mais valorizam um empreendedor é a capacidade de aprender com os próprios erros e tirar proveito da crise para estabelecer melhorias ao seu modelo de negócios.
Confira os principais ensinamentos que podem ser extraídos do caso da UseHuck:
– Não confunda senso de oportunidade com imediatismo. Pode até parecer que se não colocar uma ideia em prática no mesmo minuto em que ela surgir a chance estará perdida para sempre. É sempre melhor pensar duas vezes e consultar outras pessoas – de preferência que não estejam diretamente ligadas ao seu negócio – antes de avançar com o projeto
– Entenda a fundo a necessidade e a proposição de valor do produto. A partir disso, o modelo de negócios deve ser estruturado, observando os canais e estratégias de
relacionamento para melhor posicionamento dele no mercado.
relacionamento para melhor posicionamento dele no mercado.
– Jamais subestime o consumidor. É comum que empresas acabem utilizando um padrão de comunicação. Lembre-se que é essencial segmentar o perfil do público alvo antes de lançar qualquer produto, por mais inovador que ele possa parecer.
– Enfrente de peito aberto as dificuldades, afinal, erros acontecem em qualquer negócio. Reconhecer o problema, aprender com ele e tentar não repeti-lo é o que vai aproximar sua empresa do sucesso – e mantê-la afastada do fracasso.
– Seja rápido na solução e não tente se esquivar da verdade. Criar justificativas para se eximir da culpa por uma falha só piorará a situação. Não existe solução melhor do que expor a realidade dos fatos.
– Lide com as consequências. A perda da confiança do público alvo do seu negócio é uma das piores punições para o empresário. É preciso serenidade para absorver a questão, mas o tempo está a seu favor. Reconstruir as bases desse relacionamento pode demorar, contudo não desista ao primeiro sinal desfavorável.
– Aproveite o momento para rever os seus processos e aplicar as mudanças necessárias. A partir disso, o plano de negócios deve ser reestruturado, observando os canais e estratégias de relacionamento, bem como os modelos de receita a serem seguidos.
Fonte: IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário