Desde criança ouvimos nossa mãe falar que não devemos engolir chiclete, pois poderia enrolar nas tripas, agarrar no intestino, entupir o estômago e etc...
Essa crença não passa de lenda urbana...
"Engolir o chiclete não traz problemas. Mesmo assim, não se recomenda que a pessoa engula porque ele não é um alimento", avisa o gastroenterologista Guilherme Becker Sander.
Sander ainda explica"Componentes como corantes e açúcar, utilizados para dar sabor à goma, são dissolvidos ainda na boca, durante a mastigação, e depois são absorvidos. Mas o chiclete, caso engolido, é eliminado junto com as fezes"
O gastroenterologista esclarece que crianças de dois anos para baixo não devem mascar chicletes. Caso a criança engula a goma pode entrar pela traqueia e causar asfixia. "Por isso, até mesmo balas representam perigo para crianças desta idade", conta.
Geralmente o chiclete é constituído por quatro ingredientes: aromatizantes, adoçantes, amaciantes e a base da goma. A base da goma é feita de substâncias químicas sintéticas que permitem que o chiclete seja mastigável. Por isso mesmo ela resiste às propriedades digestivas da boca.
Mais um Mito Derrubado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário